segunda-feira, 4 de março de 2013

Os chicos-espertos

Para quem já tenha voado na EasyJet deverá seguramente estar a par das politicas deles relativamente à bagagem de mão. Podemos levar uma bagagem de mão, que não tem limite de peso e tem apenas de cumprir as dimensões por eles indicadas.

Concordando ou não com estas politicas julgo que é sempre importante que as pessoas se lembrem que estamos a falar de uma empresa low cost e não de uma TAP, por exemplo. Naturalmente, e por essa razão, devemos ter presente que não podemos esperar as mesmas condições e regras que se aplicam a outras empresas que não sejam low cost e pelas quais também não pagamos os preços que pagamos ali.

Podemos ou não concordar com o facto de considerarem uma mala de senhora (uma carteira, assim ao estilo da que a Pepa queria) como uma bagagem. Mas e ainda que possamos não considerar, há toda uma explicação detalhada no site da EasyJet sobre o assunto, onde dizem expressamente que "malas de senhora ou malas de portáteis são consideradas bagagens pelo que deverão ser colocadas dentro da bagagem de mão" (quando não se quer pagar mais ou levar bagagem de porão, naturalmente) e que o mesmo até deverá ser efectuado antes de se chegar ao check in, o que também se compreende facilmente.

No voo de regresso de Edimburgo, estando já eu no avião sentadinha, chega uma jovem (com ar de saber ler) envergando uns 10 casacos e a chamar estúpida à senhora do check in porque, vejam lá bem, estava a dizer que a mala dela (carteira de senhora) era considerada uma bagagem de mão. Ela, coitadinha, injustiçada e debaixo de muito protesto lá tirou 50 peças de roupa para enfiar a mala.

E continuou naquilo, a insultar a senhora e a contar aos amigos, que também já se encontravam no avião, que disse à senhora que queria fazer uma reclamação, ao que a mesma aparentemente respondeu qualquer coisa como "deveria ter efectuado isso antes de validar o li e aceito as condições" - um ponto para a senhora do check in - e que esta até ameaçou chamar a segurança e não a deixar embarcar porque estava a atrasar o voo.

Não contente, e até porque dizia a jovem que já estava farta de viajar, tinha ido a Paris e a Londres e até Nova Iorque (custa-me a crer que, pelo menos, esta última tenha sido em low cost, mas tudo bem) confirmou com um dos comissários de bordo, que lá lhe explicou que sim, que apenas permitiam uma bagagem de mão.

Só dei por mim a levantar as mãos para o céu por não ter estado atrás dessa jovem no check in.

E pronto, é assim que os voos por vezes se atrasam. Porque as pessoas têm a mania que são muito instruidas e super espertas e viajadas e tudo e tudo, mas depois não conhecem as regras e, claramente, não se dão ao trabalho de ler e de se informarem. 
Mas depois a senhora do check in é que era uma estúpida.

Sem comentários:

Enviar um comentário