quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Porque nem tudo são rosas

Ando extremamente agastada com esta coisa das facturas para o IRS.
Porquê? Porque sou assim, agasto-me muito com a estupidez.

Por pontos (e olhem que isto não é fácil),

1. Ora bem, expliquem-me lá como é que esta coisa vai funcionar. Vamos ter funcionários nas finanças que vão estar a  validar facturas com a malta todos os meses??!!  
Sim, que a net neste país não é nem obrigatória nem gratuita. Os meus pais não têm net, como é que fazem? (Sim, claro q validarei as deles, mas acho que percebem o ponto, certo?)

2. Pensaram em tudo! Tudinho. 
Portanto, eu que até tenho um seguro particular, vou ao médico (fora da rede da seguradora) pago 250 euros por um exame, dou o meu NIF (pois tá claro, sou eu que pago!) e a factura aparece no meu portal, pimba, 250 biscas a contar para saúde.
No dia seguinte mando a factura para a minha seguradora para receber o reembolso, como sempre fiz. Uns dias depois recebo, por exemplo, 200 biscas da seguradora.
Situação win-win portanto. Pago 50 euros do meu bolso, tenho 37,5 euros de beneficio fiscal de saúde no IRS indevidamente (dado que deveria ser de apenas 7,5€) e é uma alegria!! Yeah o Estado afinal é amigo.
E andava eu a pensar que este sistema servia para combater e reduzir a fraude e a evasão fiscal! Clap, clap! Bem conseguido, sim senhora.
O mais estranho é que o próprio Estado tem a ADSE, que também efectua reembolsos...

3. (Este ponto agasta-me particularmente) Vamos à farmácia comprar o medicamento que sô dotóre passou e aproveitamos para trazer aquele creme para as rugas que até calha estar em promoção.
Ora bem, pago IVA de 6% pelos medicamentos (e que constituem efectivamente um beneficio fiscal) e pago o creme, IVA a 23% (que não constitui qualquer beneficio fiscal), e, naturalmente, vem tudo na mesma factura.
Pois bem, na factura que aparece no e-factura aparecem lá os 2 IVAs separadinhos, mas...e há sempre um mas, o sistema não me permite fazer uma validação parcial da factura (isto para as que carecem de validação). 
Tudo bem, valida como saúde que isso até tem o IVA separado portanto o sistema elimina a parte dos 23%...POIS, só que não, o nosso beneficio fiscal da saúde aumenta exactamente em 15% do montante TOTAL da factura!! True story meus amigos que eu já vi com estes meus olhinhos ( e também já coloquei a questão  no e-balcão, pelo que aguardo resposta).
Mais uma vez, clap, clap! Maravilha. Podemos todos comprar cremes e afins e beneficiar com isso. Ainda bem que o tecto das despesas de saúde aumentou para 1000 euros, que este ano isto vai ser um fartote.

Ah, e estou a ser simplista. Porque se calho em começar a falar dos leites para criança, papas, boiões de fruta e similares, que compramos na farmácia, com 6% IVA, e que não são dedutiveis como despesas de saúde, ai sim, tá tudo fud***

4. É extremamente prudente, e porreiro, da parte do Estado decidir que para o ano só serão admitidas, para beneficio fiscal, facturas que estejam abastecidas no portal. 
Sim, é o primeiro ano que vamos aplicar este sistema a coisas com benefícios fiscais à séria mas não há cá período  de transição/experiência, nada! É assim logo à bruta.

5. Igualmente prudente, e na realidade este deveria ser o ponto 4b, o Ministro vir dizer, publicamente, que podemos todos rasgar as facturas assim que as mesmas apareçam no portal. Toca a rasgar tudo amiguinhos, que o papel cria bicho.
"Ai mas é o primeiro ano que isto está a funcionar". Não faz mal, rasguem tudinho, até porque como todos bem sabemos os últimos desenvolvimentos informáticos do Estado correram que foi um mimo (se calhar já ninguém se lembra do citius ou do concurso dos professores).

E fico por aqui que já estou a começar a ficar com tremeliques nos olhos!

8 comentários:

  1. A apologia à bufice é coisa para me tirar do sério... é assim que eu vejo esta coisa das facturas.

    ResponderEliminar
  2. Na teoria eu até n acho a ideia deste sistema mau. Agora n se podem é fazer as coisas com os pés, sem pensarem em questões perfeitamente básicas e sem haver um longo periodo de adaptação. Isso é q não pode ser!

    ResponderEliminar
  3. Se as grandes empresas continuam a fugir aos impostos, para que servem estas iniciativas senão para tramar os pequenos comerciantes?

    ResponderEliminar
  4. Vera, honestamente, acho q a "fuga" das grandes empresas n passa por aqui.
    Relativamente ao tramar ou n os pequenos comerciantes, compreendo o teu ponto, mas em boa verdade p mim por mto pequeno q seja o comerciante acho q deve pagar os seus impostos, tal comp eu, q tb sou uma pequena contribuinte, tb tenho de pagar os meus todos... E conheço mto pequeno comerciante que leva ao um do mês p casa mais do que eu.

    ResponderEliminar
  5. Era que leva mais ao final do mês (raio do telefone) :)

    ResponderEliminar
  6. Quando existir um estado social "à séria" eu apoio totalmente o pagamento de impostos, mesmo que exurbitantes! Até lá não faço o papel de fiscal das finanças :)

    ResponderEliminar