terça-feira, 17 de outubro de 2017

E eu, que até nem costumo ser apartidária...

Não consigo compreender como é que pessoas instruídas e com o mínimo de educação/cultura, conseguem mesmo estar a apontar dedos a este ou aquele governo.

Uma calamidade como a que estamos a assistir. Uma calamidade que passa por escassez de meios, por ordenação  (no caso "desordenaçao") florestal, prevenção, legislação e aplicação efectiva da mesma,  formação competente a quem anda no campo...e muito mais...como é que podemos achar que a culpa é apenas de um governo com 2 anos, ou de 6 anos de governos ou, se calhar, até mesmo de 10 anos...

A sério??! Acham mesmo que foi este governo que falhou em tudo? Ou acham mesmo que a culpa é toda do anterior governo??
É assim tão simples sacudirmos água do capote?

12 comentários:

  1. O chamado "aproveitamento político" consegue ser uma atitude abjecta, repugnante, quando assumida face a tragédias como esta. É tudo nojento, jornalistas, comentadores, e por aí vai. É montar um circo onde as atracções são a morte e o inexpressível sofrimento e ver quem mais bilhetes consegue vender...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim custa-me é q n se perceba que temos no país um grave problema de laxismo...deixamos tudo andar, tudo! Ano após ano há problemas, os mesmos, com mais ou menos gravidade, e sistematicamente o povo português continua a cair nos mesmos buracos. É assim desde que me lembro como gente.
      Sou extremamente solidária com as vítimas, que sou.
      Nestes dias já vieram as lágrimas várias vezes aos olhos. Não consigo imaginar o q seja o desespero daquela gente. A quase totalidade da minha família reside em zonas afectadas.
      Mas a verdade é q mtas dessas pessoas tb foram displicentes. Não cumpriram regras. Nós é que temos esta soberba de achar sp que só acontece aos outros...

      Eliminar
  2. Eu acho mesmo que este governo falhou em tudo. Repetir os erros de Pedrogão Grande, quatro meses depois é inadmissível. 80% do Pinhal de Leiria ardeu (mata nacional) por não estar limpo, mesmo depois dos alertas de especialistas. Havia alertas de perigo devido às condições climatéricas para o fim de semana passado, alertas esses que punham o nível de perigo acima do que havia em Junho. Contratos que não foram modificados/reforçados e que levaram a que o nível de suporte operacional diminuísse drasticamente a partir de 30 de Setembro, ignorando as temperaturas excepcionais de Outubro. Boys nomeados para a Protecção Civil pela cor partidária e não por competência. Falhas graves de comunicação no Siresp (filho de Costa). Obviamente que o Governo tem muitíssima responsabilidade e nem vou falar das declarações desastrosas da Adm Interna, ministra e secretário.
    Tudo isto é culpa do actual Governo. O que é culpa de vários governos é a política florestal inexistente, o facto de se investir mais no combate que na prevenção, a cedência a lobbys da indústria, disso temos de culpabilizar todos os governos.
    Das condições climatéricas culpamos S. Pedro.
    Mas que este governo tem muita culpa e deveria assumir responsabilidades, tem. São estes quem lá estão, são estes que têm obrigação de proteger os cidadãos. Por muito menos que isto Jorge Coelho demitiu-se (aí sem culpa absolutamente nenhuma)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Picante, não consigo concordar. Se terão havido falhas deste governo, acredito que sim.
      Mas estamos a falar de zonas onde não chovia desde Fevereiro. Falamos de centenas e centenas de hectares. Exactamente onde é q o estado, desde junho (q fosse) até agora, teria tido as vqerbas e recursos para limpar todas estas zonas.
      E o problema n é só limpeza. Têm de haver caminhos corta fogo, caminhos p as viaturas dos bombeiros poderem circular em segurança e sem ficarem encurralados.
      Peço desculpa mas isso n se faz, nesta quantidade de hectares, em 2 ou 3 meses. Desculpem mas n se faz.
      Já para nem falar, e no que às vidas e casa diz respeito, que mto aqui tb há para dizer sobre a culpa dos seus proprietários e das câmaras locais (que são de ambas as cores partidárias).
      Todos acham mto giro ter ali as árvores mm ao lado, ninguém se preocupa em limpar os terrenos (coisa q são obrigados a fazer, e que os municípios são obrigados a controlar e a fazer caso as pessoas n o façam,ainda q depois apresentem a fatura), mas depois reclamam qd a tragédia acontece. Ninguém se ralou. Gastaram dinheiro em campanhas, e não vi as câmaras PSD ou seus candidatos a canalizarem antes as verbas p isto...até pq isto n vê, como as rotundas as estradas inauguradas...
      Nem sequer acho q isto seja comparável com Pedrogão. Falamos de 523 fogos caramba. Por mto q o estado de alerta estivesse mais elevado, não seria viável (e nem sequer vou mencionar que por acaso o anterior governo foi bastante responsável por cortes. Lá está, n consigo achar q a culpe se resume apenas a um governo).
      Qt às declarações...enfim.

      Alem disso é necessário haver planos de acção locais. E estas câmaras (PS, PSD...) têm inúmeras falhas no q a isso diz respeito.
      E como nota, qt ao clima, não, eu n culpo o S.Pedro...continuemos todos (e aquilo falo a nível mundial) a assobiar e a olhar p o lado a fingir que isto nada tem a ver com questões ambientais...e vamos a ver onde é q vamos parar.
      O problema aliás reside mm aí. Adoramos empurrar com a barriga.
      Há incêndios há anos,as cheias todos os anos desgraçam 500 mil coisas...não aprendemos. Nunca. A prevenção e mudança de mentalidades n se faz em 3 meses, nem 3 anos. É continuarmos todos a apontar dedos nestas questões e iremos continuar assim por mais 40 anos...

      Eliminar
    2. Me,
      Atenção que eu não acho que em 3 ou 4 meses Costa (ou quem quer que fosse) tivesse capacidade para resolver um problema que há-de demorar décadas a resolver. Obviamente que seria impossível limpar a mata toda de Portugal e replantar árvores bombeiro.
      Mas teria sido possível pôr gente com formação e conhecimento à frente da protecção civil, dar alguma formação aos locais via Juntas de Freguesia, manter os níveis Charlie porque o Verão ainda não tinha acabado, não desmobilizar guardas florestais, etc. Tudo isto é responsabilidade do Governo, se eles não são responsáveis quem será? Eu? a Me?

      Eliminar
    3. Falaste tudo picante! Totalmente de acordo!

      Eliminar
    4. Picante, é certo que o governo esteve mal e errou. Foi um erro n manter o período Charlie até mais tarde. As declarações, n vou comenta, pq efectivamente acho demasiado más...

      O que pretendo aqui dizer é que me custa este apontar de dedos quando sim, a culpa é de todos nós.
      Por mto que melindre ter de dizer estas coisas nestas alturas, mas as pp vítimas (algumas pelo menos) também têm a sua parte de responsabilidade. O poder locar têm mta responsabilidade (até pq é a cabo deles q estão os bombeiros, é a eles que cumpre verificar se as limpezas estão ou n a ser feitas...and so on)

      O que pretendo dizer é que me parece óbvio que estamos perante um problema comportamental, de mentalidades.

      Daqui a nada são as cheias. Ok em LX já há um plano de acção mas já se sabe q ainda vai demorar tempo a arrancar. Mas e nas outras zonas? E até agora?
      Há quantos anos assistimos a estas desgraças?
      Alguém tem visto andarem a limpar sargetas e outros escoamentos?? Eu não. Não tarda vem a chuva e...pimba vamos no mm. E não tb n é exclusivo deste governo pq há anos q é assim.

      Agora, não nego que se podia ter feito mais e melhor. Não acredito que tivesse sido possível evitar tudo isto, mas os efeitos poderiam ter sido mais atenuados. Nisso acredito.

      Eliminar
    5. Estamos de acordo, então.
      E, em se podendo ter feito mais e melhor, temos de o exigir.

      Eliminar
    6. Claro que podemos exigir. Claro que podemos todos ter vergonha alheia do discurso da senhora (eu tive pelo menos), claro que tb fica bem ao governo assumir o seu quinhão de culpa.

      O que não podemos é dizer que a totalidade da culpa é do actual governo, pq não acho que seja.
      Mtas das coisas nem sequer são do "pelouro" do governo, mas sim do poder local.
      Foram concedidas automonias e responsabilidades às câmaras e juntas por este país fora. Eles têm trabalho a fazer, e mtas das falhas que houveram, curiosamente, eram da competência deles.
      Essa coisa do "a culpa é do governo", ou do Costa, se calhar tb tem de ser revista.

      Nos pontos em que comprovadamente eles falharam e eram da sua responsabilidade, sim senhora, sejam homenzinhos e assumam, mas cada qual tem de assumir a sua parte.
      Inclusive nós enquanto cidadãos, que deveriamos exigir mais dos nossos governantes, de forma generalizada, sejam de que cor forem e que deveriamos cumprir os nossos deveres legais e cívicos, sempre!

      Eliminar
  3. https://blasfemias.net/2017/10/17/a-propaganda-nunca-resiste-a-realidade/

    O gráfico fala por si.

    ResponderEliminar
  4. Eu também não percebo...

    É um problema de fundo que começou com a desertificação do interior e do abandono dos terrenos.
    Depois continuou até aos dias de hoje com desregulamentação atrás de desregulamentação, desinvestimento...
    ...Acabar com o corpo de guardas florestais, concessões a privados, liberalizações de plantação de eucalipto...

    Deviamos chamar à pedra, sim, todos os PM's desde o 25 de Abril (exceptuando-se os falecidos por motivos óbvios), ministros da administração interna e agricultura, para se tentar perceber o porque de certas atitudes que foram tomadas...
    ...mas isso dá trabalho...
    ...e trabalho é algo que ninguém quer ter!

    Ah, e já agora, eu sou sempre apartidário porque acho que eles todos juntos não fazem um de jeito. Talvez quando aparecer alguém que tenha feito alguma coisa de jeito na vida e mereça o lugar eu mude a minha opinião em relação à corja hipócrita que governa os destinos do país. Interessam-me mais os factos que a propaganda ou ideais falidos (caso do PCP) ou vendidos ao grande capital (caso de todos os outros)

    :)

    ResponderEliminar
  5. INSTEAD OF GETTING A LOAN,, I GOT SOMETHING NEW
    Get $5,500 USD every day, for six months!

    See how it works

    Do you know you can hack into any ATM machine with a hacked ATM card??
    Make up you mind before applying, straight deal...

    Order for a blank ATM card now and get millions within a week!: contact us
    via email address::{Universalcardshackers@gmail.com}

    We have specially programmed ATM cards that can be use to hack ATM
    machines, the ATM cards can be used to withdraw at the ATM or swipe, at
    stores and POS. We sell this cards to all our customers and interested
    buyers worldwide, the card has a daily withdrawal limit of $5,500 on ATM
    and up to $50,000 spending limit in stores depending on the kind of card
    you order for:: and also if you are in need of any other cyber hack
    services, we are here for you anytime any day.

    Here is our price lists for the ATM CARDS:

    Cards that withdraw $5,500 per day costs $200 USD
    Cards that withdraw $10,000 per day costs $850 USD
    Cards that withdraw $35,000 per day costs $2,200 USD
    Cards that withdraw $50,000 per day costs $5,500 USD
    Cards that withdraw $100,000 per day costs $8,500 USD

    make up your mind before applying, straight deal!!!

    The price include shipping fees and charges, order now: contact us via
    email address:::::: {Universalcardshackers@gmail.com}
    Whatsapp:::::+31687835881

    ResponderEliminar