segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Não me vou armar em capitão iglo, que também passo os olhos por essas coisas (ocasionalmente)

Acho engraçado que nos dias de hoje hajam livros para tudo e mais um par de botas.
Como educar o seu filho. Como falar com ele. Como adormecer a criança. Como eliminar as cólicas. Educação positiva. O que quer dizer o choro A e o choro B. Como lidar com um adolescente. Que exercícios e actividades são bons para os seus filhos, e eu sei lá mais o quê.

Garanto que a minha mãe nunca meteu os olhinhos nessas preciosidades enquanto me criava a mim ou ao meu irmão. E modéstia à parte, acho que ela até fez um bom trabalho.

Atenção, acho bem que se evolua, que se façam estudos e que se tentem criar alguns padrões. Nada contra. Mas chega a um ponto que também já acho...hum, vá, excesso de zelo.

2 comentários:

  1. O grande 'problema' é o facto de se venderem. Se vende e rende, faz-se.
    Eu acho que é um pouco deprimente fazerem-se livros de "Como Educar Um Filho". As crianças não são todas iguais, e acho que esses livros generalizam um pouco as coisas (mas não sei, nunca peguei em nenhum).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é bem verdade, ainda hoje pensava nisso enquanto elaborava um post na minha cabeça. Só existem pq se vendem.
      E tb é bem verdade q cada crianca é uma criança, tentar criar verdades absolutas...
      Já folheei alguns, geralmente de pediatras de longa data ou educadores tb com vários anos de experiência. Acho q é possivel criar alguns padrões e algumas normas. Regras mais ou menos úteis.
      Mas noto q as pessoas agora olham p esses livros (mtos escritos por gente mto duvidosa) como se aquio fosse a última coca-cola do deserto, o santo graal. Acho um exagero.
      E, sendo os nossos filhos, creio q nos caiba a nós irmos ajustado o q melhor resulta com eles (o q n invalida ouvir algumas dicas).

      Eliminar