terça-feira, 3 de março de 2015

Abordagem errada

Tinha eu 17 anos quando decidi arranjar um part time. Arranjei um que pagava por recibos verdes (isto já há mais de 15 anos).

Informei-me. Fui às finanças, abri actividade e recolhi informação que me permitiu saber que tinha 1 ano de isenção de pagamentos à SS.

Passado uns 6 meses deixei o dito trabalho. Fui às finanças e encerrei a actividade.

Alguns anos mais tarde, uns 7 talvez, acabei a faculdade e arranjei um "estágio" a recibos verdes. Aceitei. Era interessante e, apesar de tudo, não era assim tão mal pago.

Fui novamente às finanças abrir actividade e, esperançosa, ainda averiguei se o ano de isenção à SS tinha de ser corrido ou nem por isso (afinal tinha usufruído de apenas metade). Mas, azar para mim, queimei os cartuxos 7 anos antes. E assim, passei a largar praticamente 150 euros (acho que eram 143 e mais uns trocos, já não me recordo valor exacto!) por mês à SS ( para não ter qualquer tipo de benefícios, mas enfim, não é disso que falo agora).

Acabam de questionar agora no telejornal (não sei bem a quem, não reparei, mas imagino que a um funcionário da SS) se é possível o PM não saber da divida à SS.
Claro que é! 


Infelizmente a SS não tem um funcionamento espectacular, longe disso, bem longe ( e olhem que sei do que falo).
Lamentavelmente a SS não notifica de imediato, nem sequer hoje em dia, quanto mais há 10 anos atrás, um contribuinte da sua divida. Nem tem sequer um mecanismo de alerta, para notificação do contribuinte em falta, quando a divida atinge um montante aceitável ( 500, 1000, vá, na loucura 1500 euros). 

Conheço muita gente a ser penhorada, sim, que agora vão logo às contas e aos ordenados por dividas ao fisco. 90% dos casos prendem-se com situações de selos de carros que venderam há muito ou multas com os mesmos.
Carros aos quais deveriam ter seguido o rastro e assegurado que os mesmos mudavam de proprietário mas que não o fizeram (há alguns também não era assim tão simples e não havia cá avisos da AT a lembrar que tinham o IUC para pagar.

O meu problema com isto não é o senhor não ter conhecimento da divida da SS por não ter sido notificado por esta entidade.
O meu problema é um licenciado, pessoa, teoricamente, instruída e culta, que ocupa o cargo de PM e que não tinha 15 anos em 2002, não conhecer (nem se ter preocupado em se informar, aparentemente) as suas obrigações fiscais.

Isto assim de repente faz lembrar o Zeinal, CEO com prémios de melhor CEO da Europa e arredores, não saber de nada! 

E pensar que esta pessoa é o nosso PM, é coisa para preocupar e muito. Resta saber o que mais o senhor desconhece, quer a título pessoal, quer enquanto dirigente de um país! 

Sem comentários:

Enviar um comentário