quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Cada dia que passa...mais eu me "passo"

Sinceramente cada vez mais fico possessa com este País e o seu funcionalismo público.

Muito honestamente não me choca, nem nunca chocou, o conceito de pagar imposto. É uma coisa natural e lógica. Se temos serviços de utilidade pública para servir a todos é apenas justo sermos todos a pagá-lo, ainda que na proporção das possibilidades de cada um.

Se queremos hospitais públicos, escolas, policiamento nas ruas, estradas...and so on, é óbvio que todos esses serviços e infra estruturas não se pagam sozinhas. Até aqui nada me causa "espécie". É o funcionamento de qualquer Sociedade civilizada.

Não me incomoda por isso pagar impostos, o que me incomoda é andar a pagá-los (e não tão pouco quanto isso) e ver que sou (somos) mal "servidos". Isso sim é revoltante.

Ver respostas, como a que vi hoje, de uma Câmara Municipal, relativamente ao facto de uma determinada estrada* estar em estado caótico, cheia de buracos crateras, tornando-se assim perigosa e propicia a danificar os nossos carrinhos, é que me tira do sério. A dita Câmara, confrontada com o facto da referida estrada se encontrar assim já há largos meses e de nos últimos tempos (assim tipo mês) não andar lá ninguém a arranja-la, respondeu, com a maior naturalidade do mundo, que não andavam lá este mês a arranjar porque estavam de férias...Really???? WTF??? Tão a brincar? Estão de férias? Todos? Ao mesmo tempo? E os serviços PÚBLICOS param assim?
Lamento, mas não acho normal. Nada normal.

Em bom rigor acho que já nem posso dizer que me choca, pois tenho sabido de tantas histórias assim, que já nada me espanta. Mas ainda assim é, no mínimo, vergonhoso. E a leviandade com eles dizem estas coisas.

Aqui à tempos, numa tentativa de resolução de um problema nas Finanças, a resposta dada também foi uma pérola do género "ah pois, mas é que a pessoa que trata disso agora está de férias (3 semanas)"...hum...está de férias...e só há UMA pessoa que sabe fazer esse serviço...Bem nem quero imaginar como será se acontecer alguma fatalidade a esse ilustre funcionário...

E depois respondem todos como se estivessem a dizer a coisa mais normal e lógica do mundo. É lindo. Já só me questiono se será pura estupidez ou um valente "estou-me a cagar".

E aqui sim fico fu**** e penso, é para isto que eu ando a pagar os meus impostos?

E depois acho particularmente irónico o facto de, provavelmente, muitas destas pessoas que nos atendem mal e nos dão estas respostas fantásticas, serem as mesmas, que na sua vida privada, quando mal atendidas ou quando lhes é prestado um mau serviço, serem as primeiras a armarem banzé e a protestarem que estão pagar balúrdios pelos serviços e EXIGEM ser propriamente atendidas.

Cada vez mais insisto no ponto, que julgo ser realmente importante, não é o pagar que está mal. O que está mal é a qualidade dos serviços prestados.

*a dita estrada é a que liga a Cruz Quebrada ao estádio Nacional, e permite o acesso à marginal - para quem conhece...está num lindo estado.

Sem comentários:

Enviar um comentário