sábado, 8 de setembro de 2012

Por muito que eu veja de todos os ângulos possíveis...estas medidas são um tiro no pé em toda a sua escala...

É certo e sabido que os politicos/governo têm vista curta. Qualquer medida que tomem, basicamente, é apenas a pensar nos anos do seu mandato. Alguns, mais ambiciosos, pensam a 8 anos - embora geralmente as poucas boas medidas surjam sempre perto da reeleição. E isso causa-me alguma comichão.

Ora bem, a SS social não têm dinheiro. Paira no ar a eterna dúvida se viremos nós, geração mais nova, ter direito a reforma. No entanto, o que este governo faz é tomar medidas que só vêm a agravar a situação a longo prazo.

Sim meus caros, porque para além da imediata deterioração da qualidade de vida das pessoas e recessão do consumo, inevitavelmente, também os mais novos começam a pensar na vidinha e nas suas famílias.
E será mais do que expectável que comecem a pensar duas vezes em ter filhos. Sim, porque se o dinheiro mal chega para pagar as contas ao final do mês, então para sustentar uma criança que seja...upa upa

E - uma vez mais, vamo-nos debruçar sobre os princípios básicos da economia - se a natalidade decrescer a pique, daqui a 20/30 anos é que não vai mesmo haver ninguém para sustentar a SS...

Não sei, mas era capaz de ser interessante começarmos a pensar nisso. 
É que há soluções de curto prazo que, para além dos seus efeitos nefastos no imediato, ainda nos podem vir a sair muito, mas muito mais caras no futuro.
E a este ritmo só poderei prever que daqui a 25 anos, os poucos que trabalhem, deverão estar a descontar alguns 80% do seu salário para a SS.

Sem comentários:

Enviar um comentário