sábado, 8 de setembro de 2012

Eu juro que não vou puxar dos galões de economista...

Até porque uma criança acabada de sair do preparatório, seguramente, compreende isto. Mas vou tentar explicar ao Passinhos e restante pandilha...

Quando damos uma machadada violenta no poder de compra das famílias a consequência inevitável - eu diria mesmo óbvia - é a retracção do consumo.

Ora se o consumo retrai, - e aqui faço um parêntesis para lembrar que a nossa produção não está, maioritariamente, orientada para o mercado externo (exportações) mas sim para o mercado interno - obviamente, as empresas diminuem a venda dos seus bens e serviços. Basic 101

Logo, se diminuem a sua facturação, não há margem para criar emprego!! Nem há necessidade de criação de postos de empregos, a menos que surja um novo posto de "observador de moscas".

E sinceramente, um corte de 5,5pontos percentuais na actual taxa de imposto traduz-se numa poupança de € 55.000,00 por cada € 1.000.000,00 (milhão de euros) de massa salarial. 
Face a uma inevitável queda nas vendas, alguém é mesmo capaz de achar que são estes 50 mil euros ano (por milhão de euros de massa salarial) que vão criar postos de trabalho??? Really?

Por isso,  parem de hastear essa porra dessa bandeira. "Austeridade em nome do emprego" my ass.

Sem comentários:

Enviar um comentário