quinta-feira, 26 de abril de 2012

Com algum atraso...

Ora bem, parece que andam (ou andaram, não sei em que pé está a coisa) para aí umas ideia de proibir o fumo no interior carros quando se encontrarem lá crianças dentro...

Não querendo ofender ninguém, mas esta ideia parece-me assim do mais estapafúrdio de que já lembraram.

Ah e tal mas isso quer dizer que achas bem que fumem nos carros com crianças atrás. Não, não acho.

Sou fumadora (ainda), não tenho e crianças, e por acaso nem sequer fumo ou permito que alguém fume no meu carro. Porquê? 
Porque no meu primeiro carro fumei à grande e à francesa e bem vi a nojeira em que aquilo ficou. Forro do tecto amarelado e até com algumas queimaduras (sim eu por vezes conseguia encetar as mais estranhas peripécias que conduziam a esses pequenos incidentes), os estofos tresandavam a tabaco, tinha sempre cinza por todo o lado, uma nojeira.

Quando comprei o meu actual carro (na altura novinho em folha e a cheirar a novo), decidi que o veiculo iria ser smoke free. 

As más línguas disseram na altura, "ah aguentas isso 3 meses, vá 6, depois logo vamos ver", "ah dizes isso porque é novinho, daqui a uns tempos", "isso é só até começares a ficar parada no trânsito ou a fazeres viagens muito longas"...pois sim, yeah right.

Já estive parada em transito caótico, até já cheguei mesmo a sair do carro no meio de um para fumar (mas atenção, estava mesmo tudo parado), já fiz uma viagem de 1200km (até Barcelona para ser exacta, e com 4 fumadores dentro do carro, sendo eu um deles), e não, não abri excepções, não cedi a pedinchices e já lá vão quase 6 anos.

Sim, também já vi malta a fumar com crianças no carro, e até de vidros fechados, e não, não acho bem.

Epá, mas não me lixem. Sinceramente acham mesmo que as pessoas que fazem isso também não o fazem em casa? E vão fazer o quê? Começar a meter câmaras nas casas para ver quem fuma com crianças lá dentro?
Admito que o carro pode ser um espaço mais confinado, mas ainda assim, suponho que as crianças também não passem assim tanto tempo nos carros, e entre um cigarro no interior dos carros por dia ou um maço em casa...lamento mas não sei se acredito que o pior seja o carro.

Então e digam-me cá uma coisa, e já que estão tão preocupados em punir as pessoas por tal acto dentro das suas próprias propriedades, nos locais onde ainda é permitido fumar (sim graças a Deus eles ainda existem), ou em que há um espaço reservado para isso, também estão a pensar proibir a entrada a crianças?

Sim, porque eu já vi muitos paizinhos a levar as suas crianças para as zonas de fumo de restaurantes mesmo quando há zona para não fumadores. Então e aí ninguém faz nada?

Ah no VOSSO carro não podem, mas se forem ali ao tasco do Zé Manel que têm licença de fumadores porque têm um sistema xi ena espectacular de extracção de fumo (not) já podes lá sentar o teu filhote na boa e ninguém te multa.

Opá, a sério, não me levem a mal, mas com tanta merda que podem controlar e com tantas medidas que podem ser tomadas em defesa das crianças, claramente, esta não me parece uma prioridade, nem tão pouco uma medida coerente.

E já agora, uma grávida que fume também pode ser multada? É que também as há. Algumas até com aval dos médicos, que defendem que entre 2 cigarros por dia ou um stress imenso por parte da mãe a ressacar é preferível o cigarrito pós refeição....

Really, não acho muito normal.

Sem comentários:

Enviar um comentário